Ora bem, para mim o que é que é difícil de manhã? Tudo! Começamos logo pela tarefa de levantar… é um enorme desafio. Mais tudo o que vem de seguida até chegar ao pequeno-almoço… horrível. E, portanto, eu acabava por pegar numa barra de cereais e comer pelo caminho até chegar ao metro, qual zombie qual quê.
Já há muito que eu sei das modas das panquecas saudáveis para o pequeno-almoço. Não nego. Fui cética durante muito tempo. “Não tenho tempo”, “Para quê fazer isso se às tantas sabem a papel?” e outras questões que me impediam de experimentar as ditas panquecas. Para além do mais, a maioria das receitas incorporava sempre uma fruta na massa, coisa que punha o meu pé que já estava atrás ainda mais afastado. Mas estas que aqui vos deixo fizeram-me dar dois passos à frente no pequeno almoço porque são suuuuper fáceis.
A Receita
- Juntar 3 colheres de sopa de flocos de aveia grossos, 3 colheres de sopa de farinha integral, 1 colher de sobremesa de canela, 1 colher de sopa de açucar mascavado, 1 ovo e 100 mL de leite magro ou de origem vegetal (amêndoa, arroz, etc.)
- Bater até que fique tudo homogéneo.
- Passar um papel embebido num pouco de óleo vegetal por uma frigideira pequena; aquecer bem e fazer a 1ª panqueca com metade da massa. Virar quando aparecem bolhinhas na parte de cima da panqueca. Serve duas.
A parte má é ter que me levantar 10 minutos antes por causa do pequeno almoço. A parte boa é que desses 10, apenas 5 minutos são para a confecção e os outros 5 são para comer. O topping é à escolha: banana, maça, mirtilos, morangos… é ao gosto de cada um. E para dar um toque especial, um pouco de xarope de ácer, só para tornar as panquecas ainda mais excitantes. Ah! E outra parte boa disto tudo é poder comer panquecas ao pequeno almoço. Sim, muito boa.