Lá venho com mais uma receita cheia de ingredientes, como se as pessoas não tivessem mais nada que fazer do que ir às compras. Mas, se fizerem uma boa preparação, a chamada mise en place, este prato demora cerca de 40 minutos. Se demorar mais, telefonem a reclamar.
A cozinha chinesa é variada e complexa, mas é também muito fácil de adaptar a praticamente todos os países. Boa parte daqueles toques mais tradicionais que os pratos têm, podem ser dados com ingredientes secos, como os cogumelos shiitake, ou em frascos, como o ultra-versátil e delicioso molho de ostra, que utilizo aqui. Ainda por cima fica muito barato!
- Em duas taças diferentes, coloca-se os cogumelos shiitake e algas orelhas-de-rato e enche-se com água quente para reidratar. Escorre-se ainda uma lata de rebentos de feijão-mungo ou soja.
- Parte-se o frango em pedaços pequenos (aproximadamente o tamanho de 1 polegar) e coloca-se noutra taça. Para esta taça, rala-se 1 dente de alho e um pedaço igual de gengibre, junta-se 1 colher de sopa de molho de soja, uma pitada pequena de sal e um pouco de água e óleo e mexe-se. Deixa-se a marinar;
- Agora é altura de testar a faca: pica-se mais 1 dente de alho e um pedaço de gengibre; parte-se cenoura às rodelas; parte-se em pedaços de tamanho aproximado ao do frango, os cogumelos, as algas e ervilha-torta;
- Aquece-se o wok em lume bem alto, deita-se óleo, o alho e gengibre e o frango. Frita-se 2 minutos. Adiciona-se os cogumelos, a cenoura e a ervilha-torta e uma colher de sopa de molho de soja. Salteia-se mais 2 minutos. Adiciona-se as algas e os rebentos, sal e 2 colheres de sopa de molho de ostras (ou mais…quanto mais melhor, possivelmente). Salteia-se bem até estar tudo envolto num brilho tão bonito que quase começa a atrair traças.
Conselhos de Comilão
- Acham que isto tem coisas a mais? Dou-vos o resumo: cogumelos shiitake, algas, rebentos de feijão-mungo, peito de frango, alho, gengibre, molho de soja, óleo, cenoura, ervilha-torta, molho de ostras.
- Gosto de acompanhar com arroz, que pode ter ervilhas, fiambre e cenoura aos cubos e ovos mexidos, ou pode ser só arroz.
- Os cogumelos, as algas e o molho de ostras encontram-se facilmente em hipermercados. A ervilha torta pode ser substituída por qualquer vegetal verde que prefiram, claro, como brócolos ou couve-de-bruxelas, por exemplo.
Este prato é um milagre do sabor, um feito da culinária, uma epopeia de texturas que vos levará às lágrimas pela tristeza de não o terem conhecido mais cedo nas vossas vidas….Pronto, lágrimas talvez seja exagerado, mas o resto é verdade.