Pain Perdu

by O Comilão

Andei a minha vida inteira angustiado com as comidas dos dias festivos, devo confessar. As rabanadas que comi ao longo dos anos, por exemplo, nunca me cativaram. Há qualquer coisa que não me consegue atrair numa triste fatia de pão ensopado, frito e com demasiado açúcar e canela. Felizmente, fez-se uma luz dourada na minha existência.

Apesar de ter tantos nomes como um elemento da aristocracia, o pain perdu é muito acessível. É, também, muito simpático para pessoas menos experientes na cozinha, porque fica bom mesmo quando não é muito bem feito. Deixo-vos a minha receita e conselhos para que não fique só bom:

  • Num prato fundo, bater 2 ovos e 2 colheres de sopa de açúcar com uma vara de arames;
  • Deitar 3 colheres de sopa de leite e continuar a bater;
  • Juntar meia colher de chá de canela e bater mais. “Mas é mesmo chá de canela ou é canela daquela moída?”….enfim, hipotéticas perguntas com muito humor, mas continuemos;
  • Cortar fatias de pão brioche com 2cm e ensopar na mistura. Eu deixo ensopar bastante, para que nenhuma parte do pão fique seca. No entanto, se ensopar demais desfaz-se todo (e mesmo assim fica bom);
  • Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio-alto. Derreter lá 1 colher de manteiga sem sal e colocar as fatias a dourar. Ir virando de vez em quando até parecerem bem.
Conselhos de Comilão:
  1. As quantidades de açúcar, leite e canela podem variar. Esta foi a proporção que encontrei depois de umas 15 tentativas, até conseguir aquele exterior caramelizado e o interior tão bom como o melhor creme de ovos.
  2. O meu pão preferido para isto é o tradicionalíssimo francês bico de pato do Lidl, ou pão de leite ou joão pedro. Nem sequer é preciso deixá-lo ficar seco.
  3. Pães muito elásticos e, naturalmente, com muita fermentação ou buracos, como o de Bragança ou Mafra, não resultam tão bem. O pão de leite ou brioche resulta melhor se quiserem conseguir aquele creme de ovos.

O pain perdu fica bem sozinho, mas fica muito bem com muitas outras coisas: mel, compota, iogurte, maçã, pera ou banana caramelizada, frutos vermelhos, chocolate….chegou a ser servido com carne! Tem uma personalidade sociável e acolhe sem preconceitos. Acolham também o pain perdu, ele recompensa-vos.

Também podes gostar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] procuram formas diferentes de fazer rabanadas, temos já aqui no blog o nosso Pain Perdu, que quando se começa a comer é difícil de parar. Esta receita é mais tradicional mas com um […]