Bem sei que já não é a primeira vez que tentamos convencer-vos a fazerem os vossos próprios éclairs. Mas esta receita pode mudar a vossa vontade de experimentar. Vejamos: não correm o risco dos éclairs não crescerem e não poderem rechea-los; não correm o risco de não terem éclairs todos com o formato e tamanho iguais; e não correm o risco de comer 6 éclairs de uma vez só (porque não vão fazer doses individuais). Por isso, se comerem tudo de uma só vez (o que é provável), comeram só 1 éclair.
Pois é, matemática ✅
- Pré-aquecer o forno a 200 ºC e preparar uma forma retangular, untando-a com manteiga e cobrindo com papel vegetal.
- Juntar, num tacho em lume médio/alto, 200 mL de água, 85 g de manteiga, 1 colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Quando começar a ferver, diminuir o lume para o mínimo e juntar de uma só vez 115 g de farinha fina. Começar a mexer vigorosamente com uma espátula até obter uma massa homogénea sedosa que se solta do tacho com facilidade.
- Tirar do lume e deixar arrefecer 5-10 minutos. Juntar 3 ovos à massa, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição. A determinado ponto pode parecer que a mistura fica muito líquida, mas continuem a mexer até que fique uma massa uniforme.
- Espalhar a massa no tabuleiro em formato de retângulo, com o tamanho aproximado de 20×30 cm. Baixar os picos que forem ficando com dedos humedecidos em água fria e levar ao forno por 30 minutos, ou até a massa estar bem dourada e firme.
- Retirar do forno e virar a massa para um pano de cozinha limpo. Enrolar a massa com o pano a partir da extremidade mais curta – sim, o pano de cozinha deve manter-se enrolado dentro da massa. Deixar arrefecer durante 20 minutos.
- Para o recheio, bater em chantilly 200 mL de natas frescas com 2 colheres de sopa rasas de açúcar em pó e uma colher de café de aroma de baunilha; para a cobertura, derreter 200 g do vosso chocolate preferido com uma lata de creme de leite (170 g).
- Desenrolar a massa. Barrar com doce de leite (a gosto e opcional, mas fortemente recomendável) e rechear com o chantilly. Voltar a enrolar e cobrir com o chocolate.
É assim, como vos tenho em alta conta, obviamente que não mencionei no ponto 7 que ao enrolar de novo a massa já não será com o pano por dentro também… mas depois pensei outra vez e achei importante referir aqui como quem não insinua, mas já insinuando.