Pasta de caril Korma

by O Comilão

Bem-vindos ao interminável mundo do caril. Há várias formas de o provar e, sinceramente, quando o tento explorar fico muitas vezes perdido. Para vos ajudar nesta viagem, ofereço-vos esta pasta.

O que todo o caril tem em comum é o uso de especiarias. Sempre que penso em caril, sinto uma estranheza por Portugal não ter uma tradição nestes pratos, tendo em conta a nossa história no comércio e difusão destes condimentos pelo mundo. Também são raríssimos os restaurantes indianos por cá mas, felizmente, é muito fácil de compensar isso fazendo em casa. A receita tem muitos ingredientes mas apenas 3 passos. Vamos a ela:

  • Vão precisar de um robô de cozinha ou de um almofariz;
  • Numa frigideira, a seco e em lume médio, aqueçam 2 colheres de chá de sementes de cominhos, 1 colher de chá de sementes de coentros e 3 vagens de cardamomo. Percebem que está pronto quando começar a libertar aromas;
  • Quando arrefecer, tirem as bolinhas (sementes) do cardamomo e deitem para o robô de cozinha ou almofriz junto com os cominhos e coentros;
  • Adicionem 2 dentes de alho descascados, a mesma quantidade de gengibre fresco descascado; 1 colher de café de pimenta cayenne, 1 colher de chá de garam masala, 1 colher de chá de curcuma ou açafrão das índias, 2 colheres de sopa de côco ralado, 2 colheres de sopa de amêndoa moída, meia malagueta verde e meia vermelha sem sementes, 1 colher de sopa de tomate concentrado, 2 colheres de sopa de óleo e meia colher de chá de sal. Triturem tudo até estar uma pasta homogénea.
Conselhos de Comilão
  1. Se a pasta não estiver com a consistência que vêm na foto, juntem mais um pouco de óleo (até ajuda a conservar) ou água.
  2. Para as pessoas a quem os coentros sabem a sabão, como eu, não se preocupem: as sementes e os coentros moídos não têm esse efeito.

O caril Korma é um dos mais populares do mundo e em cada sítio, mesmo dentro da Índia, tem muitas variações. Habitualmente, faz-se carne estufada nestas especiarias e em iogurte, mas esperem por uma receita usando esta pasta em breve. Podem-na ir fazendo, porque aguenta no frigorífico mais de 1 mês.

Também podes gostar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments