Sempre pensei que estaria no fim dos meus dias quando começasse a fazer sopa para comer. Quando se fala de sopa sou um bocado como a Mafalda, do Quino, mas quando tive a descoberta de que sopa pode ter queijo, tudo mudou na minha vida.
A sopa de cebola mais popular é um prato tipicamente francês, apesar de existir já há ziliões de anos, mesmo antes do Universo ter sido criado. Obviamente que essa versão não tinha queijo, porque não foi inventado assim tão cedo.
- Começa-se por demolhar 10g de cogumelos porcini desidratados em 250ml de água quente;
- De seguida, descasca-se e parte 10 cebolas médias/grandes em rodelas;
- Num tacho, deita-se 1 colher de sopa de manteiga e 1 ou 2 de azeite. Aquece-se em lume médio;
- Junta-se as cebolas e deixa-se cozinhar cerca de 30 minutos, até estarem bem caramelizadas. Vai-se mexendo de vez em quando;
- Deita-se meio copo de vinho branco, mexe-se e junta-se os cogumelos, que podem ir inteiros ou partidos finamente;
- Junta-se a água onde os cogumelos demolharam, tendo cuidado para não deitar alguma terra que eles têm sempre, e 750ml de água ou água com caldo de galinha/vegetal;
- Deita-se também 1 ramo de alecrim ou uma mão cheia de folhas de salva;
- Deixa-se cozinhar, tapado, cerca de 10 minutos. Corrige-se temperos;
- Deita-se a sopa numa caneca ou taça, uma ou duas fatias de pão por cima e rala-se quantidades abundantes de queijo gruyère ou comté;
- Vai ao forno para gratinar.
Conselhos de Comilão
- Cogumelos porcini encontra-se nos mercados municipais, normalmente, ou de vez em quando em supermercados como o Lidl, quando estão naquelas semanas de produtos italianos.
- Os queijos Gruyère e Comté são muito parecidos. Um é suíço, outro é francês, portanto o mais tradicional aqui é o Comté. Mas mesmo com um Cheddar suave resulta bem. Não caiam no erro de usar um mozzarella ou essas invenções, que isso já não faz sentido nenhum.
Para mim, a grande solução para as maleitas da humanidade passa muito por usar queijo. É o maior conselho que posso dar: se não gostam de uma comida, façam-na com queijo, há um tipo para cada situação. Fico à espera dos vossos agradecimentos.