Os dedos de ama têm tudo o que os suspiros têm de bom para oferecer mais uma boa cobertura de chocolate. Deliciosos com café ou chá, ao lanche ou como sobremesa: tê-los numa caixinha hermética à nossa espera, dá-nos um quentinho na alma e a certeza de que quando precisarmos, eles estarão lá para nos aconchegar.
De facto, vocês podem adaptar esta receita a qualquer forma ou feitio, dependendo dos utensílios que tiverem aí em casa. O meu grande objetivo com esta receita era ter uns dedos com unhas anormalmente grandes (de chocolate), que correspondessem a cerca de metade do dedo. Uma simbólica homenagem às unhas de gel que dão para usar como caneta em ecrãs touch.
A Receita
- Numa taça grande, colocar 4 claras de ovo e bater ligeiramente até começar a fazer espuma.
- Juntar 100 g de açúcar granulado e continuar a bater até ficarem praticamente em castelo.
- Neste ponto, e sem deixar de bater, juntar lentamente 100 g de açúcar em pó até obter um merengue compacto e brilhante.
- Passar para um saco de pasteleiro (ou um saco de congelar alimentos e cortar a ponta horizontalmente).
- Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal e fazer pequenos dedos (ou qualquer outra forma que vos apeteça) espaçados entre si.
- Levar ao forno, pré-aquecido a 100 ºC, durante 1 hora a 1 hora e meia (dependendo do tamanho dos vossos dedos), até ficarem estaladiços por fora e cremosos por dentro, com um leve tom dourado.
- Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro.
- Escolher o vosso tipo de chocolate preferido e derreter no microondas.
- Deitar o chocolate derretido sobre os dedos (uma unha, metade ou quem sabe cobrir completamente) e levar ao frigorífico durante 15 minutos.
Esta receita deu-me para 12 dedos grandes, mas para servir com café sugiro que façam um tamanho mais pequeno, sendo suposto conseguirem fazer cerca de 24 unidades. Ficam também maravilhosos como decoração de um bolo. Estou já a imaginar, por cima de um bolo de limão fofo e húmido, o contraste com estas nuvens doces e crocantes…