Pommes Dauphinoise

by O Comilão

Oui, bon voyage, Croissant. E pouco mais do que isto sei de francês. No entanto, quando se trata de receitas francesas com batatas, sou o melhor da turma.

A receita que vos trago é um acompanhamento…para pessoas normais…outras há que comem acompanhamento acompanhado com acompanhamento. Essas pessoas apreciariam as pommes dauphinoise até sozinhas, porque o que é preciso mais quando se tem este tipo de cremosidade às camadas? Vamos ver como se faz enquanto pensam na resposta.

  • Descasca-se 3 batatas grandes e corta-se em rodelas com 3 milímetros;
  • Num recipiente, deitar 400ml de natas (com 30% de matéria gorda, pelo menos), uma pitada de sal, ¼ de noz-moscada ralada na hora e queijo parmesão ralado na hora também, obviamente. Misturar tudo;
  • Num tabuleiro para ir ao forno, coloca-se uma camada de batatas, tempera-se com sal e pimenta, e deita-se a mistura de natas suficiente para cobrir. Faz-se outra camada e repete-se por aí fora;
  • Tapa-se o tabuleiro com folha de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido nos 160ºC, durante aproximadamente 50 minutos;
  • Depois dos 50 minutos, vai mais 10 minutos ao forno mas sem o alumínio. Se o tabuleiro for de alumínio não o tirem também, porque iam fazer um bonito serviço, não haja dúvida…
  • Deixa-se arrefecer e quando estiver mais estável, corta-se e serve-se, que remédio…não iam depois disto deitar fora sem servir.
Conselhos de Comilão
  1. Se quiserem seguir fielmente a receita original, jamais deitem o queijo e deitem um pouco de tomilho fresco.
  2. As batatas que escolhem são muito importantes. Deve ser uma variedade cremosa, que seja boa para cozer. Evitem as boas para fritar, a não ser que sejam batatas Picasso, que são boas para as duas coisas.

Já pensaram como poderá ser acompanhada esta maravilha da culinária francesa? Aposto que estiveram distraídos a ver coisas na internet e não pensaram em nada. Pois eu digo-vos que certamente ficará bem com alguma coisa, mas não sei, porque como só assim.

Também podes gostar

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments