Bolo de limão e sementes de chia

by acomilona

Um bolo de limão é muitas vezes arrumado junto do bolo de iogurte ou do pão-de-ló com sabor cítrico. Eu não concordo com isto. Acho que o limão não deve ser só utilizado para dar um sabor extra ou para refrescar o paladar. Um ingrediente com tanta personalidade merece ter um bolo para si próprio.

E nesta receita vocês encontram isso mesmo. Um bolo que é mesmo de limão. Não é um bolo disto com um travo a limão. É um bolo de limão. Mas que, ao mesmo tempo, consegue ter o doce e o ácido equilibrados, para que consigamos comer sem que o olho comece a tremer e as lágrimas comecem a sair involuntariamente dos nossos olhos.

A Receita

  • Numa taça grande, juntar 200 g de farinha com fermento, 65 g de amido de milho, uma pitada de sal, 1 colher de chá de fermento, 180 g de açúcar, raspa de 3 limões e 2 colheres de sopa de sementes de chia. Misturar até ficar uma mistura homogénea;
  • Juntar 225 g de manteiga amolecida à mistura dos ingredientes secos e mexer até obter uma textura granulosa;
  • Numa taça à parte, bater 4 ovos (à temperatura ambiente) com 120 mL de leite (à temperatura ambiente), 2 colheres de sobremesa de aroma de baunilha e 6 colheres de sopa de sumo de limão;
  • Juntar os ingredientes líquidos à mistura dos ingredientes secos e manteiga e misturar bem;
  • Colocar a massa numa forma quadrada 20×20 cm, forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos, até ficar dourado e o teste do palito sair seco.
  • Desenformar e deixar arrefecer bem. Fazer a cobertura: juntar 120 g de açúcar em pó com 6 colheres de chá de sumo de limão; mexer até formar uma pasta fluida e espalhar por cima do bolo.

Este bolo é perfeito quer para um aniversário, quer para o vosso chá das cinco. As sementes de chia rebentam-nos na boca, enquanto a massa amanteigada se desfaz docemente, ao mesmo tempo que sentimos um kick de vitalidade do limão vindo da cobertura. É como diz o povo, quando a vida nos dá limões…

Também podes gostar

Leave a Comment