Petit Gateau

by acomilona

Vão ter um jantar de amigos em vossa casa e não têm tempo para preparar sobremesa? Nada temam, aqui acomilona tem a solução ideal!

Os Petit-Gateau podem parecer complicados por requererem aquele centro líquido e sumptuoso. Um minuto a mais e fica tudo estragado! Mas é precisamente isso que os torna fáceis de fazer à última da hora e ainda dão a impressão de ser algo elaborado e pensado. Sem perder tempo, basta-nos juntar (poucos) ovos, aquela tablet de chocolate encostada no fundo da despensa e um pouco de manteiga e açúcar e voilá!, surge um pedaço de céu na terra pronto a desfazer-se no prato e nas nossas bocas!

A Receita

  • Pré-aquecer o forno a 180 ºC
  • Derreter 200 g de chocolate com 2 colheres de sopa de manteiga em banho-maria
  • Bater 2 ovos mais 2 gemas com 50 g de açúcar até obter uma mistura clara e cheia de bolhinhas
  • A esta mistura, juntar o chocolate derretido e 2 colheres de sopa de farinha, misturando tudo com uma espátula
  • Untar 6 formas com manteiga e forrar com cacau em pó
  • Distribuir a massa pelas formas e cozinhar até que eles cresçam e comecem a desprender-se dos lados da forma (no meu forno +/- 7 minutos).

Tudo isto e o jantar foi cancelado? Ora bem, porque não fazer na mesma? Podemos sempre congelar os demais para comer mais tarde. Mas sejamos sinceros… quem acredita que vão sobrar?

Também podes gostar

1 comment

Peixe em papillote – Os Comilões 17 de Maio, 2020 - 11:14

[…] sai com o aroma de cada ingrediente que puseram lá dentro e é tão satisfatório como abrir um petit gateau. Por acaso, não é má ideia fazer uma refeição só com coisas que causam espanto ao abrir. O […]

Reply

Leave a Comment