Fideuà

by acomilona

A fideuà é irmã gémea da paella, mas são daqueles irmãos gémeos heterozigóticos. Como se trata de massa é muito mais fácil de cozer e muito mais rápida. Conheci esta garota em Barcelona, trouxe-a comigo para casa e não a deixei mais sair.

Por norma a fideuà é feita apenas com marisco e não com carne, como a paella. Os fideos são um tipo de massa fina, partida em pedaços pequenos. Também já comi fideuà com cotovelinhos pequenos, mas não é a mesma coisa. Estes fios de massa ficam super crocantes e cremosos ao mesmo tempo e por isso vale mesmo a pena fazer com a massa própria. A sangria, essa, também é indispensável.

A Receita

  • Limpar meio kilo o camarão e colocar numa panela as cascas e as cabeças. Fritar as cascas num pouco de azeite e, de seguida, adicionar 1 litro de água. Ferver por 10 minutos e coar, mantendo quente.
  • Preparar meio kilo de lulas, cortando-as em rodelas.
  • Numa frigideira larga e funda ou numa paellera aquecer um fundo de azeite. Fritar uma cebola cortada em pequenos pedaços e um alho. Acrescentar 1 colher de sobremesa de pimentão doce e 1 colher de sobremesa de açafrão em pó.
  • Refogar rapidamente as lulas e os camarões (só até mudarem de cor), temperando com sal e meia colher de café de pimenta cayenne. Retirar e reservar.
  • Adicionar duas colheres de polpa de tomate e mexer bem.
  • Juntar os fideos, deixando tostar um pouco. Aos poucos, ir adicionando o caldo de camarão, mexendo sempre. Misture delicadamente e deixar cozinhar em lume médio por cerca de 10 minutos.
  • Juntar o marisco reservado e deixar cozinhar por mais 5 minutos, até que os fideos estejam al dente e a mistura ainda levemente húmida.
  • Por fim, levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC para criar uma crosta em baixo e em cima da massa (cerca de 10 minutos).

Podem também adicionar peixe (por norma, um peixe de carne firne, como pescada ou tamboril), ervilhas ou pimentos às tiras. Por cima polvilhem com uma erva aromática à escolha, por exemplo, cebolinho. É uma receita rápida e que não tem muito por onde falhar. Tenham só atenção para não cozinhar demais o marisco, senão em vez de lulas vão ter uma fideuà com chiclete, o que pode ser chato a uma quarta-feira ao jantar.

Também podes gostar

1 comment

Os Comilões 28 de Abril, 2020 - 11:57

[…] Peixe […]

Reply

Leave a Comment