Orzo com fiambre e ervilhas

by O Comilão

Sabem o que são as “One-pot wonders”? Não é um palácio do Renascimento muito impressionante feito de panelas. Também não é o maior pote do mundo – esse foi construído na Polónia em 2014. One-pot wonders é um termo que designa receitas deliciosas que se fazem num único tacho e de forma muito simples. Assim é este orzo com fiambre e ervilhas.

Imaginem esta receita como um risotto que um dia acordou muito cansado e só lavou a cara e foi trabalhar de pijama. Quando chegou ao emprego, em vez de fazer o seu dia normal, só agrafou lá uma papelada e fotocopiou duas ou três coisas. Depois, em vez de estar na internet a passar as horas , foi-se embora, tendo sido igualmente produtivo mas com metade do tempo. Cá vai a receita:

  • Numa panela ou tacho fritar, num pouco de azeite e manteiga, meia cebola pequena, picada finamente, 1 folha de louro e 1 dente de alho esmagado;
  • Juntar fiambre partido aos cubos e mexer;
  • Juntar 200g de orzo ou pevide ou risoni (é tudo igual), mexer bem e regar com meio copo de vinho branco;
  • Quando o álcool evaporar, mas sem deixar secar, adiciona-se 500ml de caldo de galinha ou vegetais (ou 1 cubo de caldo e 500ml de água);
  • Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar, em lume médio, durante 8 a 9 minutos, mexendo a meio;
  • Deitar ervilhas, mexer e tirar do lume, se já estiver com aspecto cremoso;
  • Finalizar como se finaliza o risotto: um bocado de manteiga e queijo parmesão.
Conselhos de Comilão
  1. Ervilhas: amor ou ódio? Ervilhas normais têm muito sabor a terra, mas as extra-finas são pequenas explosões de doçura na vossa boca.
  2. Se quiserem que fique ainda mais cremoso, juntem uma colher de sopa de natas ou crème fraîche ou iogurte natural, mas só porque não é mesmo um risotto.
  3. Não percam tempo da vossa vida a usar parmesão já ralado. Nem sequer é mais barato. Uso de parmesão já ralado é uma atitude muito errada e que envergonha os seus praticantes durante gerações.

Como com o risotto, podem fazer isto de qualquer coisa. Esta combinação de fiambre e ervilhas foi tirada dos Sorted, um dos mais bem sucedidos canais de culinária do youtube. Gosto muito, também, de orzo com curgete caramelizada e cogumelos, por exemplo. Pode até ser simples, só com um toque de limão e pimenta e em pouco mais de 10 minutos têm um almoço. One-pot wonders é mesmo isto, um mundo de liberdade sem ter muito trabalho.

Também podes gostar

Leave a Comment