Chilli Chouriço

by O Comilão

Ah! Nada como uma quarentena para ter tempo de cozinhar e fazer uma prato que demora 30 minutos.

Pois é, caros leitores, há que saber ganhar tempo para o “não fazer nenhum”, e esta interpretação de chilli con carne é perfeita para isso. Inspirei-me numa receita que o Matt Preston fez no Masterchef Austrália e no facto de ser muito engraçado dizer Chilli Chouriço, para vos trazer uma ideia para quando não têm assim muitas coisas em casa.

  • Numa frigideira em lume médio, frita-se a cebola com uma folha de louro e um dente de alho inteiro esmagado;
  • Entretanto, corta-se 1 chouriço corrente em rodelas finas e um pedaço de pimento vermelho em pequenos cubos (cerca de ¼ de um pimento médio) e junta-se ao estrugido;
  • Uma colher de chá de cominhos, outra de paprika ou pimentão fumado e menos de meia colher de pimenta cayenne vão lá para dentro. Mexe-se bem;
  • De seguida, adiciona-se meia colher de sopa de tomate concentrado e uma colher de passata ou polpa de tomate;
  • Depois de 1 minuto daquilo tudo a fritar, todo contente, é hora de entrarem os 400g de feijão preto. Deixa-se refogar em lume médio até ter a consistência que vos apetecer.
Conselhos de Comilão:
  1. A quantidade de variações que podem usar é imensa: fazer uma versão vegetariana com curgete ou milho; usar feijão vermelho em vez de preto; gastar algum frango que vos tenha sobrado de um assado…O importante é que seja cremoso, com sabor a especiarias e picante.
  2. Se fizerem numa frigideira que possa ir ao forno, deitem 1 ou 2 ovos em cima do chilli chouriço e levem a “assar” uns minutos. Fica ideal para comer com umas tortillas ou outros pães mais tradicionais!

Devo confessar que me dá especial satisfação fazer pratos tão cheios de sabor e que levem o mínimo ou nenhuma carne e esta receita dá para duas pessoas usando apenas um chouriço. Enfim, afirmações estranhas em tempos estranhos.

Também podes gostar

1 comment

Chilli con carne – Os Comilões 23 de Abril, 2020 - 11:23

[…] Saudável […]

Reply

Leave a Comment