Salame de Chocolate

by O Comilão

Esta nunca foi uma receita que alguma vez me tivesse lembrado de fazer. Para além de ser fácil ir ao supermercado comprar, também nunca gostei muito. Sempre achei um pouco enjoativo e com um estranho sabor no chocolate. Há uns dias, um amigo emigrante perguntou-me se sabia alguma receita para este snack/sobremesa que, pelos vistos, é muito típica em Portugal e Itália. Como tem chocolate, achei que valia a pena experimentar, pelo sim, pelo não.

Não posso garantir que tenha aquilo que as pessoas gostam no salame, mas posso dizer que sabe mesmo a chocolate e que é cremoso. Não sei o que podemos querer mais nesta vida. Cá fica a receita que dá para 2 salames, porque só 1 seria pouco ambicioso:

  • Vamos então precisar de duas taças. Uma de vidro ou metal, para o banho-maria, e outra qualquer;
  • Para a taça em banho-maria vão 85g de manteiga, 200g de chocolate preto (ou 100g + 100g de chocolate com pistácio, ou amêndoa ou avelã, por exemplo) e uma pitada de sal;
  • Enquanto vai derretendo, pega-se noutra taça e batem-se 2 ovos com 70 de açúcar;
  • Pode-se, neste tempo, partir também 200g de bolacha maria. O tamanho dos pedaços é ao critério de cada um. Podem parti-las ao murro que não conta como violência doméstica;
  • Quando o chocolate e manteiga estiverem derretidos e naquele ponto de brilho que é terapêutico, junta-se a mistura de ovo aos poucos, para não se ficar com ovos mexidos de chocolate (uma receita a pensar…);
  • Depois de mexer bem até estar homogénea a mistura, junta-se as bolachas partidas e envolve-se tudo até parecer ali um paparrote que não presta pra nada.
  • Tira-se do fogão e deixa-se arrefecer 15 minutos;
  • Depois de arrefecido, corta-se 2 rectângulos de papel vegetal para dividir a mistura por eles. Enrola-se cada salame com um diâmetro de 7cm ou perto disso. Também não é preciso andar com o paquímetro a ver.
Conselhos de Comilão
  1. Já nem é preciso dizer, mas quanto melhor for o chocolate, melhor é o salame. Não usem chocolate de culinária.
  2. Se não quiserem estar com a brincadeira do banho-maria, também podem derreter o chocolate e manteiga no micro-ondas, de 30 em 30 segundos mais ou menos.
  3. Querem experimentar com outra bolacha? Estejam à vontade com umas digestivas ou mesmo de chocolate. Alguma vez chocolate com chocolate ficou mal?

Ora bem, se quiserem, podem comer logo, mas é melhor esperar 2 horas para ficar consistente. Agora, se gostam de ficar com as mãos e a cara cheias de chocolate, quem pode, no fundo, criticar?

Também podes gostar

Leave a Comment