Enroladinhos de salsicha

by acomilona

Quando penso nas festas de infância, saltam-me logo à cabeça enroladinhos de salsicha cocktail. Devia ser uma receita que estava na moda na altura e que percorria a casa de todos as nossas mães. No aniversário do meu marido, fizemos uma mesa tipo buffet, e os belos dos enroladinhos vieram-nos à cabeça! Fui procurar e encontrei esta receita no livro da minha sogra (inserir piada sobre sogras à escolha aqui).

Confesso que considerava esta receita um tanto ou quanto démodé. Mas decidi dar-lhe uma oportunidade. Escolhi esta receita em particular pelo facto de ser feita com massa caseira em vez de massa folhada, como algumas outras sugeriam. Não implica tempo de espera para levedar, é uma massa fácil de fazer e mesmo dum dia para o outro ficam bons. Não tenhamos medo de ser um pouco kitsch, então, e demos uma oportunidade a esta receita.

A Receita

  • Numa tigela, misturar 400 g de farinha com uma pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 colher de sobremesa de açúcar.  Fazer um buraco no meio e juntar 30 g de manteiga derretida e 250 mL de leite morno. Misturar tudo, preferencialmente com as mãos, até obter uma massa homogénea, que descole das mãos (pode ser necessário adicionar mais farinha; nesse caso, ir adicionando aos poucos, até obter a textura pretendida).
  • Moldar a massa em pequenas bolinhas, achatar com as mãos, barrar com mostarda e enrolar daquelas salsichas de cocktail da Nobre (cerca de duas latas).
  • Dispor os rolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelar, um a um, com uma gema de ovo batida com um fio de azeite (ou mais, caso seja preciso, dependendo do número de rolinhos). Levar ao forno a 200 ºC durante cerca de 15 minutos, ou até estarem já crescidos e dourados.

Ui o crocante do topo da massa e a fofura do interior, em conjunto com a suculência da mostarda com a salsicha… démodé? Kitsch? Delicioso!!!!!!!!!

Também podes gostar

Leave a Comment