Frango com cogumelos shiitake

by O Comilão

Lá venho com mais uma receita cheia de ingredientes, como se as pessoas não tivessem mais nada que fazer do que ir às compras. Mas, se fizerem uma boa preparação, a chamada mise en place, este prato demora cerca de 40 minutos. Se demorar mais, telefonem a reclamar.

A cozinha chinesa é variada e complexa, mas é também muito fácil de adaptar a praticamente todos os países. Boa parte daqueles toques mais tradicionais que os pratos têm, podem ser dados com ingredientes secos, como os cogumelos shiitake, ou em frascos, como o ultra-versátil e delicioso molho de ostra, que utilizo aqui. Ainda por cima fica muito barato!

  • Em duas taças diferentes, coloca-se os cogumelos shiitake e algas orelhas-de-rato e enche-se com água quente para reidratar. Escorre-se ainda uma lata de rebentos de feijão-mungo ou soja.
  • Parte-se o frango em pedaços pequenos (aproximadamente o tamanho de 1 polegar) e coloca-se noutra taça. Para esta taça, rala-se 1 dente de alho e um pedaço igual de gengibre, junta-se 1 colher de sopa de molho de soja, uma pitada pequena de sal e um pouco de água e óleo e mexe-se. Deixa-se a marinar;
  • Agora é altura de testar a faca: pica-se mais 1 dente de alho e um pedaço de gengibre; parte-se cenoura às rodelas; parte-se em pedaços de tamanho aproximado ao do frango, os cogumelos, as algas e ervilha-torta;
  • Aquece-se o wok em lume bem alto, deita-se óleo, o alho e gengibre e o frango. Frita-se 2 minutos. Adiciona-se os cogumelos, a cenoura e a ervilha-torta e uma colher de sopa de molho de soja. Salteia-se mais 2 minutos. Adiciona-se as algas e os rebentos, sal e 2 colheres de sopa de molho de ostras (ou mais…quanto mais melhor, possivelmente). Salteia-se bem até estar tudo envolto num brilho tão bonito que quase começa a atrair traças.

Conselhos de Comilão

  1. Acham que isto tem coisas a mais? Dou-vos o resumo: cogumelos shiitake, algas, rebentos de feijão-mungo, peito de frango, alho, gengibre, molho de soja, óleo, cenoura, ervilha-torta, molho de ostras.
  2. Gosto de acompanhar com arroz, que pode ter ervilhas, fiambre e cenoura aos cubos e ovos mexidos, ou pode ser só arroz.
  3. Os cogumelos, as algas e o molho de ostras encontram-se facilmente em hipermercados. A ervilha torta pode ser substituída por qualquer vegetal verde que prefiram, claro, como brócolos ou couve-de-bruxelas, por exemplo.

Este prato é um milagre do sabor, um feito da culinária, uma epopeia de texturas que vos levará às lágrimas pela tristeza de não o terem conhecido mais cedo nas vossas vidas….Pronto, lágrimas talvez seja exagerado, mas o resto é verdade.

Também podes gostar

Leave a Comment