Omelete no Forno

by acomilona

Pus esta receita de omelete no forno (também chamada de frittata) na categoria ‘Saudável’, mas quando provarem até se sentirão culpados de tão boa que é!

Esta receita é mais ou menos o equivalente a uma quiche, sem massa, o que a torna muito menos calórica e muito mais fácil de comer toda duma só vez. Os ingredientes que usei são só uma referência dado que, como é apanágio das quiches, o objetivo será utilizarem os ingredientes que vos derem mais jeito, que tenham já em casa e que sejam fáceis de misturar, sem muito trabalho.

A Receita

  • Descongelar uma embalagem de miolo de camarão e temperar com uma colher de sobremesa de pimentão doce, outra de pimenta cayenne, alho em pó a gosto e azeite. Reservar.
  • Cozer uma batata doce média até conseguir picar até ao centro com um garfo. Retirar da água, descascar e partir em cubos pequenos.
  • Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
  • Num taça, bater 5 ovos e juntar meia chávena de leite magro. Temperar com sal e pimenta.
  • Num tacho colocar um fio de azeite e uma cebola picada. Quando a cebola ficar translúcida acrescentar broccolinis e temperar com sal. Fritar até que fiquem tostados e crocantes.
  • Juntar os cogumelos e a batata doce e misturar. Adicionar uma colher de sopa de farinha e meia colher de fermento e envolver. Baixar o lume para o mínimo.
  • Juntar a mistura de ovos e leite e mexer para que aqueça (sem que os ovos fiquem mexidos). Neste ponto, juntar os camarões e envolver tudo. Verter imediatamente para uma forma de cinta, previamente untada com azeite. e levar ao forno durante 30 minutos ou até os ovos desprenderem da forma e ficarem dourados.

Por norma acompanho com salada de alface e costumo preferir os cogumelos portobello (apesar de, neste dia, não os ter no frigorífico). Claro que podem por queijos (mozzarella fresca, parmesão, vaca que ri), substituir o camarão por frango, atum, fiambre, etc…uma infinita panóplia de opções!

Pronto, vão lá e deliciem-se. E não digam que não vos avisei. Porque não nos podemos esquecer que a dieta não é só a qualidade do que comemos, mas também a quantidade. Eu a teoria sei-a toda, o pior é pôr em prática e parar de comer…

Também podes gostar

Leave a Comment