Bolo de Aniversário

by acomilona

Um dos pedidos frequentes que nos têm chegado da parte de quem nos segue são sugestões para bolo de aniversário. É certo que alguns dos bolos que já partilhamos aqui no blog convosco são ótimas opções para festas… mas também concordamos que se é mesmo para ser de aniversário então tem que ter camadas, recheio, cobertura e essas coisas todas. Este bolo não é só mais um bolo de chocolate. Este tem um segredo que pode escapar a alguns, mas cujo valor não passará despercebido aos especialistas em bolos de chocolate. O segredo é…

A Receita

  • Numa taça, misturar bem até combinar: 400 g de açúcar, 210 g de farinha super fina com fermento,  64 g de cacau em pó,  12 g de bicarbonato de sódio, 4 g de fermento, 12 g de café em pó e uma pitada de sal.
  • Fazer uma cova no meio dos ingredientes secos e juntar: 2 ovos, 240 mL de buttermilk, 120 mL de óleo e 2 colheres de chá de aroma de baunilha.
  • Bater bem, até obter uma mistura homogénea.
  • Continuando sempre a bater, mas mais lentamente, juntar 240 mL de água a ferver à mistura.
  • Distribuir a massa em duas formas de cerca de 22 cm de diâmetro e assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 30-35 minutos.
  • Desenformar e deixar arrefercer completamente.
  • No bolo que ficará por baixo, acertar o topo com uma faca, por forma a ficar liso.
  • Rechear com a nossa receita de recheio de baunilha e cobrir com ganache de chocolate: derreter meia tabelete de chocolate de culinária com 2 colheres de sopa de manteiga em banho-maria ou em blasts de 30 segundos no microondas e ir mexendo até ficar um creme brilhante.

Encontraram o ingrediente secreto? Sim, são aquelas 12 g de café em pó! Não se preocupem se não gostam de café. A função destes 12 g não é dar sabor, mas sim tornar o bolo mais rico e aprofundar o paladar do chocolate. Em vez de adicionar o café em pó, podem fazer o vosso café preferido (ou descafeinado, no caso do bolo ser para crianças) e adicionar à massa do bolo, bem quente, no fim da receita, em vez da chávena de água a ferver. Pronto, no final é só decorar a gosto e… agora sim, aqui temos um bolo adequado para receber um belo par de velas em cima!!

Também podes gostar

Leave a Comment