Quiche de vegetais

by O Comilão

Se há receita que qualquer pessoa deve ter no seu reportório é quiche: ideal para o dia seguinte, para um piquenique, para aproveitar ingredientes e para alimentar muita gente sem grandes gastos.

Quiche é fácil, mas se quiserem a melhor de todas, leiam esta receita até ao fim e depois procurem a melhor na internet. Vamos lá à receita, que tenho coisas a queimar.

  • Pré-aquece-se o forno a 170ºC;
  • Coloca-se massa quebrada numa tarteira, pica-se com um garfo e cobre-se com papel vegetal e feijões ou arroz cru. Mete-se no frigorífico um pouco até o forno estar quente;
  • Leva-se ao forno e coze-se durante 10 minutos, retira-se o papel vegetal com o feijão/arroz e deixa-se mais 5 minutos para a base ganhar alguma cor;
  • Entretanto, aquece-se uma frigideira em lume médio-alto e salteiam-se alguns vegetais cortados em tamanhos semelhantes;
  • Primeiro, 200g de cogumelos. Deita-se na frigideira a seco, sem azeite ou sal até caramelizarem. Quando estiverem, deita-se um fio de azeite e o sal e retira-se para um prato;
  • Deita-se meia curgete com um pouco de azeite e salteia-se uns 3 ou 4 minutos;
  • Junta-se um pouco de pimento vermelho e verde, seguidos de meia cebola e meio chouriço e salteia-se tudo até ter alguma cor;
  • Junta-se 1 colher de sopa de tomate concentrado, orégãos e sal. Mexe-se, deixa-se tudo ficar bem unido e desliga-se o fogão;
  • Numa taça, deitam-se 3 ovos, 300ml de natas, sal, noz moscada e pimenta preta acabadas de ralar. Mexe-se para incorporar;
  • Junta-se o salteado, com os cogumelos, e a quantidade que acharem bem de queijo, tipo mozzarella, gruyère, cheddar, parmesão ou o que mais apreciarem;
  • Mexe-se tudo e deita-se para a tarteira. Leva-se ao forno nos 160ºC durante cerca de 50 minutos, ou até estar firme.

Nunca comam quiche acabada de sair do forno, é o único conselho que tenho para dar. Idealmente, acompanhem com uma salada bem fresca, para cortar a gordura de todas as natas e queijo e para o vosso corpo pensar que estão a ser saudáveis.

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