Curd de Maracujá

by O Comilão

Se me dissessem para escolher 1 fruto para ter para a vida toda e sempre que quisesse, escolheria maracujá. Poucas alegrias na vida são tão intensas como receber um saco deles e as pessoas que os oferecem são, naquele momento, as melhores do mundo.

Esta receita é extremamente útil para se ter. Pensem só na quantidade de usos que pode ter só nas nossas receitas: como cobertura para os éclairs ou muffins, como recheio para os scones, para comer junto com o bolo fofo de laranja, com o de sementes de chia ou  com o molotof, para uma versão diferente do pudim de chia ou como centro das bolachas pb&j…ainda podem usar num pequeno-almoço para comer um croissant recheado com requeijão e este delicioso curd…já são motivos suficientes, certo?

  • Numa caçarola pequena junta-se 80ml de sumo de maracujá (cerca de 12 maracujás), 1 maracujá com as sementes e tudo, 1 colher de chá de sumo de limão, 80g de manteiga e 100g de açúcar;
  • Levar ao fogão em lume médio até a manteiga derreter;
  • Numa taça, mexer bem 2 ovos e 1 gema;
  • Juntar em fio o preparado da caçarola, mexendo sempre com um batedor de varas, e voltar a deitar na caçarola, desta vez em lume baixo;
  • Mexer frequentemente durante cerca de 10 minutos, ou até o curd ganhar a espessura que pretendem.

A ideia desta receita é servir de base para outras, mas não vou julgar ninguém que queira comer isto tudo de uma vez à colherada. Se quiserem uma sugestão para esta opção, comam com gelado de baunilha ou de nata, ou de manga ou framboesa…ou qualquer um…tudo fica bem com maracujá……Bem, vou ter de limpar a baba. Já sabia que isto ia acontecer.

Também podes gostar

1 comment

Pavlova de Maracujá – Os Comilões 4 de Agosto, 2020 - 22:18

[…] Doces […]

Reply

Leave a Comment