Bolo & Bolacha

by acomilona

Eu sei que a memória tem destas coisas e vocês podem não se lembrar que há alguns anos atrás mostramo-vos uma receita de ‘brookies‘ que são o filho pródigo do casamento entre um brownie com uma bolacha. Eis que, ao fim deste tempo, fomos revisitar este casal simpático (o brookie e a bolacha) para saber como anda o matrimónio. Rumores dizem que a bolacha pode ser um pouco controladora e andar sempre em cima do brownie…

Então, o ‘problema’ do brownie é que o ponto de cozedura é essencial para alcançar aquela textura não demasiado cozida, mas que não pode estar a escorrer, como por exemplo num petit-gateau. E é para nos ajudar que vem a Bolacha, toda solícita. Não é que, ao colocar a massa da bolacha por cima vamos, por um lado, ter uma cobertura super crocante e, por outro, evitar que o brownie coza demasiado. Ficamos com uma caixinha bem cozinhada e crocante por cima e dos lados com um recheio bem húmido mas que mantém a forma.

A Receita

  • Para o brownie: derreter em banho-maria ou no microondas 250 g de chocolate de boa qualidade com 140 g de manteiga; à parte, bater 200 g de açúcar com 4 ovos até formar espuma e juntar o chocolate derretido, envolvendo; juntar 150 g de farinha com uma pitada de sal e envolver até ficar tudo homogéneo.
  • Forrar uma forma 20×20 cm com manteiga e papel vegetal e colocar a massa de brownie. Reservar enquanto se faz a massa de bolacha.
  • Para a bolacha: bater 125 g de açúcar com 120 g de manteiga amolecida até formar um creme; misturar 1 ovo; juntar 165 g de farinha, 1 colher de chá de fermento e 150 g de pepitas de chocolate; envolver tudo.
  • Colocar a massa de bolacha, às colheradas, em cima da massa do brookie.
  • Levar a forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos e deixar arrefecer antes de desenformar.

Esta receita é genial. Não há mais palavras para descrever o resultado final. Genial.

Ah e talvez também… delicioso, pecaminoso, viciante, crocante, suave, espetacular, perfeito, no ponto… completem vocês a frase, depois de provar.

Também podes gostar

Leave a Comment