Menemen

by O Comilão

Menemen é mais um daqueles pratos que tem um nome espectacular. Aliás, quase todos os pratos deste tipo têm bons nomes: Shakshuka, Huevos Rancheros, Ovos no Purgatório…tudo bons nomes e melhor que os nomes é a deliciosidade. Não sei se isto é uma palavra sequer.

Menemen que é Menemen tem de ser feito com pimentos ou malaguetas verdes, tomates e ovos. Depois, como já é tradicional naquela região da Turquia e do Mar Egeu há mais de 2 milénios, juntar queijo é opcional mas, como sabemos, quando queijo é opcional torna-se obrigatório. E este Menemen tem muito queijo, minhas amigas e amigos. Vamos lá à receita de mais um prato turco.

  • Numa frigideira, derreter em lume médio 2 colheres de sopa de manteiga. Queremos que a manteiga comece a escurecer;
  • Depois da manteiga estar no ponto certo, juntar 1 malagueta verde cortada em pedaços pequenos;
  • Entretanto, vai-se tirando a pele a 3 tomates e cortam-se em cubos pequenos. Junta-se à frigideira com um pouco de sal;
  • Reduz-se um pouco o lume e tapa-se. Cozinha-se cerca de 15 minutos, até o tomate ficar mais mole e escuro. Esmaga-se o tomate, mas sem esmagar demais. Não queremos um sumo;
  • Acrescenta-se 1 chouriço cortado em cubos pequenos;
  • Junta-se uma mão cheia de mozzarella ralado e 2 ovos. Mexe-se tudo muito bem;
  • Cobre-se tudo com mozzarella e um fio de paprika fumada. Tapa-se e quando o queijo derreter está pronto.
Conselhos de Comilão
  1. Se a malagueta for muito picante, substituam por pimento verde. E como sabem se é picante? Provem. Quando se faz um prato com este nome há que ter coragem.
  2. Em vez de todo o trabalho a cortar o tomate, pode-se ralar. Certifiquem-se que não passa pele, porque não é suposto comer pele de tomate.
  3. Experimentem juntar vários queijos. Mozzarella com cheddar e mesmo queijo flamengo são uma boa opção.

Menemen tem de ser comido com pão, nem vale a pena estar a pensar noutra forma. Se vos parece aquela receita de broa recheada, esqueçam isso também. Menemen é um prato bem mais fresco, mesmo com quantidades loucas de queijo. Tradicionalmente é comido ao pequeno-almoço, mas para nós é melhor para um almoço, porque quem é que tem tempo de fazer isto quando acorda?

Também podes gostar

Leave a Comment