Poke Bowl de Salmão

by acomilona

Esta receita é para quem gosta de sushi, mas não tem 6 horas para preparar uramakis e hossomakis para toda a gente da casa.

As poke bowls são deliciosas, frescas e rápidas de preparar. O único cuidado óbvio que temos que ter é o de comprar lombos de peixe próprio para sushi (basta pedir na loja, que dão-vos peixe adequado para esta finalidade). Temos a oportunidade de juntar o Verão numa taça e realmente apreciar o sabor fresco e as diferentes texturas em cada garfada (ou pauzada, se usarem pauzinhos).

A Receita

  • Preparar o peixe: utilizar 1 lombo de salmão por pessoa, sem pele e sem espinhas, e cortar em pequenos cubos. Numa taça, juntar ¼ de chávena de molho de soja, 4 colheres de chá de açúcar mascavado, 1 colher de chá de vinagre de arroz, 1½ colher de chá de óleo de sésamo e 2½ colheres de chá de mirin. Juntar o peixe ao molho e deixar a marinar, no frigorífico, por 30 minutos.
  • Preparar o arroz de sushi: ferver 3 medidas de água numa panela; adicionar 2½ medidas de arroz de sushi. Cobrir com a tampa, diminuir o lume e deixar fervilhar 12 minutos. Retirar do lume e deixar descansar 15 minutos.
  • Forrar uma taça individual com 2 ou 3 colheres de arroz e juntar legumes a gosto: (os que estão na fotografia) abacate, rebentos de feijão mungo e cebolinho fresco picado. Juntar o peixe e regar tudo com 1 colher de molho. Salpicar com sementes de sésamo e está pronto.

Para mim, o cebolinho fresco é o único ingrediente indispensável nesta bowl. De resto, tudo pode ser trocado por outras coisas de forma a tornar estas bowls o mais personalizadas possível. E é aí que está a beleza desta receita e que a torna tão deliciosa… comemos ingredientes frescos, crocantes e tenros ao nosso gosto, com o peixe amanteigado que se desfaz e que se une ao toque salgado, mas levemente adocicado do molho. Não se enganem, nesta receita tudo foi pensado ao pormenor para que o paladar seja, no final, matematicamente perfeito.

Também podes gostar

Leave a Comment