Leite Creme de Chocolate

by acomilona

Já há algum tempo que me tenho aventurado a experimentar diferentes receitas de leite creme de chocolate. Acompanhem o meu raciocínio: leite creme é delicioso, certo? E depois há quem goste de queimado, sem ser queimado, com canela ou casca de limão. Isto é tudo muito bonito, mas já sabem qual é a premissa do nosso blog… tudo fica melhor com chocolate!

Olhem que é verdade. E se não acreditam, vejam a nossa receita de Chilli que é a prova viva disso mesmo. Portanto, como adicionar chocolate ao leite creme, sem que este pareça um vomitado meio acastanhado? Tem sido o meu problema. Desta vez consegui: cremoso ✅doce sem ser enjoativo ✅com sabor a chocolate ✅reconfortante ✅

A Receita

  • Partir 160 g de chocolate de culinária e reservar.
  • Cortar uma vagem de baunilha a meio, raspar as sementes e colocar tudo numa caçarola média. Juntar 600 mL de leite (gordo, de preferência) e deixar levantar fervura. Retirar do lume e deixar repousar 10 minutos para ganhar sabor. Coar.
  • Numa taça, bater 4 gemas de ovo com 100 g de açúcar e 15 g de maizena com varetas manuais.
  • Em fio, juntar o leite morno e mexer até obter uma mistura homogénea.
  • Deitar a mistura novamente na caçarola e levar a lume brando até começar a espessar.
  • Neste ponto, juntar o chocolate e mexer sempre até derreter por completo,
  • Quando o creme estiver espesso, mas fino e brilhante retirar do lume e dividir em formas individuais.

Se gostarem duma textura mais firme, tipo pudim, reservem no frigorífico. No caso de preferirem chocolate preto, como é mais intenso, juntem apenas 100 g. Acredito que se pudéssemos transformar seda em comida, este seria o resultado. Sabendo que a seda é dos tecidos mais valiosos e sexy que existem, conseguem imaginar saborear esta receita?

Também podes gostar

Leave a Comment