Baba de Camelo

by acomilona

Vou começar já por dizer-vos que não tenho uma panela de pressão. Nunca usei e, para ser sincera, tenho um pouco de medo de manusear uma, tendo em conta inúmeros relatos de acidentes que ouvi ao longo da minha vida. Se fosse há uns anos atrás, esta receita não seria possível de fazer sem ter uma panela de pressão. Felizmente, a tecnologia avança e permite-nos ser cada vez mais preguiç… quer dizer, ganhar tempo para fazer outras coisas… tipo… ver séries e filmes no sofá.

Temos então a sorte de viver numa era em que existe leite condensado já cozido e, por isso, não temos que lidar com panelas de pressão para cozer o leite condensado na lata. O que significa isto? Que conseguimos fazer baba de camelo em 5 minutos, sem qualquer tipo de chatice nem risco de vida.

A Receita

  • Separar as gemas das claras de 4 ovos à temperatura ambiente.
  • Juntar, à taça das gemas, uma lata de leite condensado cozido e bater bem com batedeira elétrica.
  • Demolhar uma folha de gelatina em água por 1 minuto. Escorrer bem a água e levar ao microondas, com uma colher de sopa de água, por 20 segundos à potência máxima. Ligar a batedeira elétrica na mistura de leite condensado e juntar a gelatina em fio.
  • Bater as claras em castelo; envolver, utilizando uma espátula, as claras na mistura de leite condensado. Fazer movimentos suaves e circulares debaixo para cima, para evitar retirar o ar da mistura.
  •  Levar ao frigorífico cerca de 2 horas.

Tendo o problema da cozedura do leite condensado resolvido, o ponto crítico desta receita é a mistura das claras em castelo. Envolver as claras com o leite condensado tem que ser feito com tanto amor e carinho como se estivessem a manusear o vosso telemóvel novo acabadinho de comprar. Depois é só pensar que, ao fazer esta receita, estão a ganhar 1 hora da vossa vida. Ora, se eu fizer 24 babas de camelo, será que ganho 24 h de vida extra? Terei eu encontrado a fórmula para a vida eterna?

EDIT: chegamos à época natalícia e vocês – aqueles que não gostam de aletria, nem rabanadas, nem bolo rei – perguntam “como posso convencer as pessoas a incluir esta baba de camelo deliciosa no painel de sobremesas natalinas?” Eu respondo, que estou aqui mesmo para isso. Bater natas em chantilly, com 2 colheres de sopa rasas de açúcar em pó; colocar em camada por cima da baba de camelo; cobrir com bolachas speculoos esmagadas (por exemplo, as bolachas Lotus). As bolachas speculoos sabem a caramelo com especiarias e são as bolachas típicas com que alguns países recebem o Pai Natal nas suas casas. E vocês, portaram-se bem? Não? Acho que com uma taça destas o Pai Natal deixa passar…

Também podes gostar

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments