Tortilla de batatas

by O Comilão

Muitas vezes, os pratos mais temíveis são os que levam menos ingredientes. São aqueles em que se nota logo a má proporção entre eles ou quando a cozedura não foi a melhor. A tortilla de patatas é um deles.

Espanha está cheia de comidas simples. Se calhar, se metermos um pimento inteiro em cima de uma fatia de pão, para eles já chega para considerar um prato, mas para valer a pena tinha de ser o melhor pimento e o melhor pão. Por isso é que não vos podia trazer uma tortilla qualquer. São só batatas, cebola e ovos, mas se um deles ficar mal, o apocalipse se abaterá sobre nós. Ou então ficamos só com uma tortilla que não merece o nome.

  • Numa frigideira em lume médio-alto, aquece-se azeite com a altura de 1,5cm mais ou menos;
  • Corta-se 1 cebola média a meio e depois em meias rodelas, mas não demasiado finas. Junta-se ao azeite;
  • Entretanto, descascam-se e cortam-se 3 batatas médias a meio (ao comprido) e depois em meias rodelas também, com cerca de 3 milímetros. Vão para a frigideira;
  • Frita-se durante 10 a 15 minutos, até a cebola estar caramelizada e as batatas estarem cozidas e ligeiramente caramelizadas. Não as queremos totalmente fritas e crocantes, apenas com um toque de cor;
  • Enquanto a cebola e as batatas fritam, deitam-se 6 ovos inteiros para uma taça;
  • Quando a cebola e batatas estiverem prontas, retira-se para a taça dos ovos, escorrendo o máximo de azeite;
  • Com uma colher de pau, mexer esta mistura até os ovos estarem bem desfeitos e incorporados com o resto. Tapa-se com película aderente e deixa-se repousar 15 minutos;
  • Depois dos 15 minutos, tempera-se com sal e é altura de fritar;
  • Numa frigideira anti-aderente com 20cm de diâmetro, em lume alto, deita-se um pouco do azeite da cozedura e a mistura da tortilla. Cozer 1 minuto, meter o lume no baixo e cozinhar mais 3 minutos;
  • Com um prato grande, tapar a frigideira e virar a tortilla. Voltar a colocar a frigideira em lume alto, deslizar a tortilla do prato lá para dentro e cozinhar novamente 1 minuto em lume alto e 3 em lume baixo.
Conselhos de Comilão
  1. Não passem à frente aqueles 15 minutos em que a mistura tem de estar a repousar! Vão ver a diferença que esse tempo faz à mistura. Fica com um cheiro delicioso e até apetece comer logo assim crua.
  2. Podem usar uma frigideira um pouco maior para fritar a tortilla, mas reduzam os 3 minutos em lume baixo para apenas 2.
  3. Batatas para cozer funcionam melhor neste prato, por serem mais cremosas normalmente.
  4. A melhor ajuda que podem ter nesta receita é ver a original que, para já, ainda está no Youtube. Procurem pelo Omar Allibhoy.

Vejam lá a quantidade de passos que eu consegui inventar para uma coisa tão simples. Achei que era importante dizer as coisas com o máximo detalhe, para que consigam comer a melhor tortilla da vossa vida. Sabem que ficou bem se sentirem o doce da caramelização da cebola, se os ovos não estiverem secos e as batatas estiverem cremosas. São só 3 humildes ingredientes.

Também podes gostar

Leave a Comment