Tarte de limão merengada 🍋

by acomilona

Então: o que é que o Brad Pitt, o George Clooney e o David Boreanaz (o Angel da Buffy ❤️) têm em comum com esta tarte de limão merengada? São todos clássicos. E já se sabe que um clássico resulta sempre bem.

Claro que ao contrário dos clássicos de Hollywood, esta receita não tem apenas 50+ anos. Mas quem está a contar? A vantagem dos clássicos é que perduram ao longo dos anos porque têm qualidade. Vão-me dizer ‘ah e tal mas eu quero emagrecer e isto leva muito açúcar’ – certo. Nestes casos, estão na receita errada. Tentem o nosso cheesecake que não é um cheesecake e que é ótimo para quem está de dieta. Agora… se estão disponíveis perder a cabeça numa fatia desta tarte (ninguém vos manda comer 2 ou 3 seguidas, isso já são opções) sigam os passos seguintes.

A Receita

  • Forrar uma tarteira de aproximadamente 26 cm de diâmetro com 1 folha de massa folhada redonda. Cobrir com uma folha de papel vegetal e por cima (para fazer peso) colocar arroz ou qualquer tipo de grão seco. Levar a forno pré-aquecido a 180 ºC por 18 minutos. Tirar o papel vegetal com os grãos e cozinhar por mais 7 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
  • Num tacho médio juntar 4 gemas com 200 g de açúcar e mexer com um batedor de varas até ficar homogéneo. Juntar 150 mL de sumo de limão (coado) e mexer novamente.
  • Cozer esta mistura em lume brando, até que o açúcar se dissolva por completo.
  • Juntar, aos poucos, 250 g de manteiga, mexendo sempre até obter um creme espesso e homogéneo.
  • Deixar o creme arrefecer um pouco e deitar sobre a massa folhada. Levar ao frigorífico 15 minutos e entretanto fazer o meregue.
  • Começar a bater as 4 claras em castelo com batedeira elétrica. Quando começarem a formar espuma, adicionar 50 g de açúcar; bater 30 segundos e, sem parar, adicionar 150 g de açúcar aos poucos. Bater até obter picos firmes, brilhantes e sedosos que fiquem bem presos nas varas da batedeira elétrica.
  • Tirar a tarte do frigorífico e cobrir com o merengue. Levar ao forno novamente até que o meregue fique dourado.

Já passaram mais de 20 anos desde o primeiro episódio de Buffy e confirmou-se em Bones que a qualidade garante bons resultados. Ainda têm dúvidas de que esta receita vai ficar bem?

Também podes gostar

Leave a Comment