Pizza enrolada

by acomilona

Antes de mais quero começar esta receita por pedir desculpa pelo uso lato e até um pouco brejeiro da palavra pizza. Eu sei que uma verdadeira massa de pizza deve obedecer a umas certas ‘regras’, nomeadamente, o tipo de farinha utilizada e a técnica para trabalhar a massa… mas esta receita resulta numa massa tão sedosa e fina, que depois de cozinhada fica super crocante e sem qualquer tipo de preocupações.

Se o vosso intuito for fazer pizzas à séria, esta não é a receita para vocês. Se, por outro lado, vocês quiserem dentadas crocantes recheadas de queijo mozzarella derretido, com o toque da acidez do tomate e o salgado do parmesão, sigam os próximos passos e  pensem duas vezes antes de se oferecerem para dividir o resultado com outras pessoas.

A Receita

  • Começar por desfazer 2 saquetas de fermento de padeiro em 50 mL de água morna.
  • Colocar 225 g de farinha com uma pitada de sal numa taça grande e fazer um buraco no meio. No buraco, deitar o fermento e 60 mL adicionais de água morna. Amassar 2 a 3 minutos.
  • Juntar 3 colheres de sopa de azeite e amassar mais 3 minutos, até obter uma massa lisa e sedosa.
  • Dividir a massa em quatro porções, dar a forma de bola e colocar num tabuleiro distanciadas entre si; deixar fermentar, por exemplo, dentro do forno (desligado) por 1 hora e 30 minutos.
  • Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
  • Polvilhar uma superfície lisa e limpa com farinha e estender cada porção de massa individualmente, na forma de pizza.
  • Ralar 10 tomates cherry, temperar com sal, pimenta, orégãos (ou mangericão fresco) e umas gotas de azeite e misturar.
  • Espalhar 1 ou 2 colheres de puré de tomate sobre cada base; adicionar fiambre e queijo mozzarella. Enrolar as pizzas, pressionando suavemente e, no fim, polvilhar com queijo parmesão ralado no momento.
  • Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal por 10 minutos

O recheio, como em tudo na vida, é opcional e podem substituir o fiambre por bacon, presunto ou beringela (opção vegetariana). Ah mas então esta receita não dá para 4 pizzas enroladas? Porque é que disseste que não era para partilhar? Ouçam, sem provar não podem mandar bitaites para o ar. Até porque eu talvez possa precisar de ajuda para rever as quantidades. Mas o nome do blog não diz tudo?

Também podes gostar

Leave a Comment