Pão de banana

by O Comilão

Vou directo ao mais importante desta receita: não sei porque é que isto se chama pão quando é, claramente, um bolo. Seja como for, tal como um pão, é perfeito para um pequeno-almoço ou lanche.

O pão de banana é um dos bolos mais fáceis de fazer que existe e é tão versátil que decidi substituir quase todos os ingredientes por uma versão, em teoria, mais saudável. Em vez de manteiga leva azeite, em vez de açúcar optei por mel, na farinha usei da integral e ainda substituí alguma por flocos de aveia. Basicamente, só não substituí a banana por outra coisa, porque não sou assim tão criativo.

  • Ligar o forno a 160ºC;
  • Numa taça, bater um terço de chávena de azeite com meia chávena de mel até estar bem incorporado;
  • Juntar 2 ovos, um de cada vez, até estar bem misturado;
  • Esmagar bananas com um garfo, suficientes para encher 1 chávena (deve ser duas) e deitar na taça juntamente com ¼ de chávena de leite ou bebida de aveia ou, melhor ainda, buttermilk;
  • Deitar 1 colher de chá rasa de bicarnonato de sódio, meia de canela e uma pitada de sal e misturar bem;
  • Por fim, adicionar 1 chávena e 1/3 de farinha integral + meia chávena de flocos de aveia e envolver tudo calmamente. Não há problema se ficarem alguns grumos;
  • Untar uma forma inglesa com azeite ou revestir com papel vegetal, deitar lá a mistura e levar ao forno por 45 a 50 minutos.

Normalmente, não sou o maior fã de receitas em chávenas, porque sei lá eu que tamanho é suposto ter uma chávena…tenho chávenas de vários tamanhos, não é? Mas, em receitas em que só é preciso essa medida, sou todo a favor. Se a chávena for maior dá mais bolo e isso é muito positivo para os meus pequenos-almoços. Quem não quer começar o dia a encher o corpo de nutrientes com um bolo bem molhadinho?

Também podes gostar

Leave a Comment