Bacalhau Espiritual

by acomilona

Esta é a minha forma preferida de comer bacalhau. É daqueles pratos que dá gosto comer só com o garfo, sentados no sofá, de manta nas pernas e a ver uma série. Pensando bem, não sei se isto será consequência do prato, ou de eu estar a ficar velha.

A realidade deste prato é que a sua confeção até pode dar algum trabalho, mas fica ótimo aquecido ou frio, passadas umas horas ou no dia seguinte. Pode, por isso, ser preparado com a antecedência que vocês quiserem, para dar tempo para limpar a cozinha, arrumar os tachos e apreciar devidamente a vossa obra prima.

A Receita

  • Cozer 1 posta grande de bacalhau, desfazê-la em lascas e reservar.
  • Numa taça, embeber 200 g de pão seco / duro em 400 mL de leite morno.
  • Num tacho, com o fundo coberto com azeite, alourar 1 cebola média e, de seguida, juntar 2 cenouras raladas em lume baixo.
  • Entretanto, fazer um béchamel: derreter uma colher de sopa de manteiga e fritar 3 colheres de sopa cheias de farinha em lume médio; juntar 750 mL de leite, em fio, mexendo sempre com um batedor de varas. À parte desfazer uma gema com uma colher de sopa do preparado quente de leite e juntar, em fio, de volta ao preparado. Temperar com sal e pimenta. Mexer até começar a engrossar.
  • Juntar o pão à cebola e às cenouras, mexendo sempre; juntar agora o bacalhau e, por fim, o béchamel.
  • Deitar o preparado numa assadeira e levar ao forno, coberto com pão ralado. Como está tudo já cozinhado, assar apenas o suficiente para borbulhar o creme e alourar a crosta de cima.

Eu detesto empadão e, por isso, gosto de cortar grosseiramente todos os ingredientes, manter a côdea do pão e desfazer o bacalhau em lascas grandes, para no fim não ficar tudo pré-mastigado no prato (reparem como na segunda foto ainda se distinguem os ingredientes principais). Isto é assadeira para dar para 4 pessoas, bem alimentadas. Sim, existem pratos de bacalhau mais fáceis de fazer (por exemplo, um bacalhau com natas), mas este bacalhau espiritual é especial, dêem-lhe uma oportunidade. Palavra de Comilões em como não se vão arrepender.

Também podes gostar

Leave a Comment