Asinhas no forno

by acomilona

Se há coisas boas inventadas pelos americanos, as ‘chicken wings’ são uma delas. Normalmente são fritas para ficarem com uma capa bem crocante e são comidas, com as mãos, em convívio, entre grandes grupos de amigos.

O meu problema? Não tenho paciência para passar imeeeeenso tempo a fritar mil asinhas ao fogão (somos pessoas que se alimentam bem, caso não tenham reparado, o que implica um número de unidades bem avantajado). Então quando encontrei esta receita no forno vi logo que ia ser a solução para o meu problema. Ok, não chegamos ao fim com asinhas crocantes, porque para isso precisamos mesmo de as colocar em óleo bem quente. Mas o resultado final são asinhas bem condimentadas, que se desfazem na boca e uma vontade enorme de lamber os dedos!

A Receita

  • Seccionar as asinhas de frango nas suas 3 partes e descartar a ponta das asinhas.
  • Colocar numa taça grande que tenha tampa e juntar uma colher de óleo. Fechar a taça e abanar bem para que todas as asinhas sejam untadas (ou fazê-lo com as mãos).
  • Juntar farinha q.b., sal q.b. e pimenta q.b. e repetir o processo por forma a que fiquem todas cobertas pela farinha.
  • Dispor as asinhas num tabuleiro e levar ao forno, a 180 ºC, durante 15 minutos.
  • Durante este tempo, preparar o molho: para uma embalagem pequena de asinhas colocar, numa pequena taça, 3/4 de chávena de molho de soja, 1 colher de mel, 1/2 colher de sobremesa de pimenta cayenne ou piri-piri, 1 colher de sobremesa de alho em pó, 1/2 colher de sobremesa de gengibre em pó e 1 colher de sopa de azeite. Mexer tudo.
  • Ao fim dos 15 minutos, tirar o tabuleiro e pincelar, uma a uma, as asinhas de frango com o molho, certificando-se que ficam cobertas de ambos os lados.
  • Levar ao forno mais 15 minutos, e virar as asinhas a meio.

Como a preparação das asinhas pode ser mais demorada, podem cortar as asinhas no dia anterior e temperar com sal e um pouco de azeite, mantendo-as no frigorífico. Aviso-vos para não se esquecerem de preparar tudo antes de começarem a comer: depois de mergulhar as mãos nas asinhas e de começar a lamber os dedos, não vão conseguir ir ao tlm, nem colocar bebida no copo. Por isso, avisem os vossos contactos que ficarão temporariamente inacessíveis e encham o copo com a vossa bebida de eleição, com uma palhinha… e aproveitem!

Também podes gostar

Leave a Comment