Pão de Ló de Chocolate

by acomilona

Nós, cá por casa, temos um problema com bolos de chocolate. Esse problema é que nenhuma receita é demais. Por isso, estamos sempre a testar bolos de chocolate diferentes. Em tempos de quarentena, o que me atraiu nesta receita foi não levar manteiga. Para quem não está familiarizado, normalmente o chocolate é derretido em manteiga para ser incorporado na massa, mas como eu só tenho dois pacotes de manteiga no frigorífico, decidi não esbanjar já este recurso precioso.

São muitas as novas prioridades com que nos deparamos nos tempos que correm. Devo comer já esta embalagem de bolachas? Esta fatia de queijo com uma pinta de bolor estará mesmo assim tão má? Enfim, algo que antes seria uma decisão simples, hoje em dia levanta uma série de questões. Este pão-de-ló não levanta assim tantas. Com uma barra de chocolate fazemos a massa e a cobertura: rentabilização de recursos; não leva manteiga: sobra para as torradas; e leva poucos ovos: sobram para a frittata com os legumes que se estão quase a estragar!

A Receita

  • Aquecer o forno a 160 ºC.
  • Partir 110 g de chocolate em barra aos pedaços e derreter num tacho com 100 mL de água, em lume brando, até derreter.
  • Partir 4 ovos inteiros para uma taça e juntar 100 g de açucar amarelo/mascavado.
  • O passo mais importante: bater durante o tempo necessário para que os ovos tripliquem o seu volume.
  • Juntar 75 g de farinha peneirada e bater.
  • Adicionar os chocolate derretido, envolvendo com uma espátula para não retirar o ar da massa.
  • Verter a massa para uma forma anti-aderente ou, vá, untada com uma noz de manteiga.
  • Assar durante 30 minutos ou fazer o teste o palito, porque isto de forno para forno varia, MAS: não abrir a porta do forno até aos 15 minutos.

Já sabem: a qualidade do chocolate é essencial para que qualquer receita fique boa. Nestes tempos sombrios, não devemos usar chocolate de pouca qualidade por desespero, resistam a essa tentação! Uma barra de chocolate tem 200 g e, como repararam, na receita usamos 110 g. Usem os 90 g restantes para a cobertura: basta derreter no microondas com uma colher de sobremesa de manteiga.

Usei uma forma de bundt cake anti aderente, com chaminé. Como qualquer pão-de-ló, este bolo é fofo e húmido, mas com o confortante e profundo paladar a chocolate. Segundo a minha mãe, um pão-de-ló só é bom se “embaçar na garganta”. Não sei porquê é que esta é a escala de avaliação de pães-de-ló, mas este embaça e, por isso, fica delicioso com um aromático Earl Grey.

Também podes gostar

Leave a Comment