Bôla em casa

by acomilona

São muitas as receitas de bôla e há géneros para todos os gostos. Alta e fofa, baixa e húmida no meio, com várias camadas ou só uma. Bem, já perceberam a ideia. A diferença desta receita é ser uma massa adocicada e ser tipo um lanche.

Pois é, no fundo esta receita deveria ser chamada lanche em ponto grande. Porque é que não me lembrei disto antes? Bem, eu costumo fazer isto como uma bôla, mas se vocês quiserem adaptar e fazer no formato de lanches, devem conseguir fazer uns 6 lanches no total. Faz uma refeição diferente e divertida ou então, isso mesmo, um lanche guloso.

A Receita

  • Colocar, numa taça, 500 g de farinha. Fazer uma cova no centro e adicionar 50 g de açúcar, 15 g de sal e 8 g de fermento de padeiro.
  • Amornar 160 mL de leite. Atenção: não aqueçam demasiado o leite, para não inativar o fermento.
  • Juntar 80 g de manteiga ao leite e mexer até derreter.
  • Deitar a mistura do leite com a manteiga na cova da farinha, adicionar 2 ovos inteiros e amassar com as mãos. A massa deverá ficar homogénea, no formato de uma bola e deve descolar das mãos.
  • Untar uma taça com um pouco de óleo, colocar a bola de massa na mesma e tapar a massa com um pano. Deixar num local protegido de correntes de ar (por norma ponho dentro do forno ou do microondas) para levedar durante, no mínimo, 1 hora.
  • Estender a massa sobre a forma retangular e colocar recheio a gosto num dos lados. Dobrar a massa sobre si mesma com a metade sem recheio (como nos lanches). Pincelar com gema de ovo para tostar.
  • Levar ao forno a 180 ºC por 30 minutos.

Jantar de domingo, almoços rápidos, lanches robustos… esta receita dá para tudo. Para o recheio? Se tiverem restos de frango, dá? Dá! Se tiverem só queijo (principalmente se for queijo creme) e fiambre, dá? Dá! Se tiverem cebola, tomate, pimentos…. partam muito finamente e juntem com a carne. Ficará delicioso.

Também podes gostar

Leave a Comment