Floresta de Natal

by O Comilão

Deixem-me avisar-vos que esta receita é longa. Deixem também assegurar que todos os passos dela são muito simples. No fim, talvez pareça que a podem vender a 10 euros por pessoa mas também fica muito barata.

Fiz esta receita para participar num concurso da Nestlé que pedia um prato natalício com alguma criatividade. Como acho piada aos troncos de natal, decidi fazer uma versão mini usando crepes. Para enganar as pessoas, os crepes não são de chocolate mas de alfarroba. Sou um crápula do crepe. Vamos a ela:

  • Para o gel de framboesa, colocar 200g de framboesas congeladas num tacho pequeno em lume médio e cozinhar até ferver. Ralar com uma varinha mágica até estar suave. Passar por uma peneira para retirar as sementes e voltar ao tacho com 2 colheres de sopa de açúcar e 12g de limão.
    Voltar a lume médio, adicionar meia colher de chá de agar-agar e deixar ferver 3 minutos, mexendo.
    Deitar para um recipiente e arrefecer totalmente antes de levar ao frigorífico 2 horas.
    Tirar do frigorífico e triturar com a varinha mágica. Reservar.
  • Para o ganache, partir 180g de chocolate preto (com cerca de 50% de cacau) em pedaços pequenos para uma taça.
    Deitar 200ml de natas para um tacho em lume médio e aquecer até começar a ferver ligeiramente.
    Juntar as natas à taça do chocolate, esperar 2 minutos e mexer até estar suave. Reservar.
  • Para os crepes de alfarroba, juntar 1 ovo, uma pitada de sal, 1 colher de chá de açúcar e 10 colheres de sopa farinha de alfarroba peneirada para um liquidificador e misturar bem. Usei daquela farinha de alfarroba misturada com farinha de trigo da Nacional. Se quiserem usar farinha de alfarroba pura, basta duas colheres dessa e 8 de outra.
    Juntar 300ml de leite aos poucos e guardar no frigorífico.
  • Para os merengues, bater 3 claras até ficarem em picos suaves e ir adicionando 135g de açúcar aos poucos enquanto se continua a bater, até estar bem brilhante.
    Com um saco de pasteleiro, fazer pequenos merengues para um silpat ou tabuleiro com papel vegetal, e levar ao forno pré-aquecido a 120ºC por 20 minutos, sem deixar tostar, e arrefecer totalmente com a porta ligeiramente aberta.
  • Para cozinhar os crepes, levar uma crepeira ou frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga a lume médio.
    Verter a mistura de modo a tapar o fundo com uma camada fina.
    Cozinhar de um lado até se soltar nas bordas, virar e cozinhar mais 1 minuto do outro lado. Repetir para 3 ou 4 crepes. Não deixem ficar crocantes senão não dá para enrolar.
  • Para fazer os tronquinhos, cortar tiras de crepe de várias larguras, pincelar com o ganache e enrolar.
    Pincelar com ganache por fora e passar alguns nas lascas de chocolate.
  • Empratar colocando os vários elementos distribuídos numa faixa de gel de framboesa pincelada no prato ou na forma que vos parecer mais bonita.

Como vêem, a dificuldade de cada elemento é mínima mas para os fazer todos demora algum tempo, é verdade. No entanto, sobra muito gel de framboesa, ganache e merengue e podem fazer outras sobremesas sem esforço quase nenhum. Como diz o ditado, por trás de um grande trabalho, está sempre uma grande preguiça.

Também podes gostar

Leave a Comment