Salmão com mostarda

by acomilona

Arranjar lombinhos de salmão como os que vêem nestas fotografias nem sempre é fácil. Adoro peixe fresco e dá-me verdadeira alegria ter uma banca de mercado com abundância e variedade de peixe à minha disposição. Mas nem sempre é possível e, caso prefiram comprar lombinhos congelados, podem adoptar esta receita, que o resultado será bom na mesma.

Ok, o objetivo desta receita é termos um lombo que se desfaça às lascas e que esteja cor de rosa no centro. Vou ser sincera e dizer-vos que nem sempre consigo acertar com o tempo de cozedura do salmão. Quando passa do ponto, o lombo fica seco e áspero, e eu fico insuportável porque o que estou à espera é de lascas suaves e gelatinosas que se desfazem na boca. Uma vez que um minuto pode ser determinante nesta receita, vocês terão que fazer tentativa/erro para saber qual o tempo certo, que também dependerá da altura do lombo.

A Receita

  • Forrar uma assadeira com papel vegetal e colocar os lombinhos de salmão no centro. Temperar com sal e pimenta.
  • Numa pequena taça juntar três colheres de sobremesa de mostarda com uma colher de sobremesa de mel e misturar. Barrar esta mistura no topo do salmão, regar com um fio de azeite e fechar o papel vegetal em papelote, de forma a criar um envelope fechado para os lombinhos.
  • Assar a 180 ºC, durante cerca de 18 minutos.

Como mostramos nas fotos, este salmão fica delicioso com batatas doces assadas, assim como com a maravilhosa maionese de salmão. Polvilhem com uma erva à escolha, para esta receita adoro o sabor do cebolinho. E acreditem que vale mesmo a pena comer dois ou três lombos secos, para conseguir comer um lombinho de salmão perfeito e suculento! Estamos juntos nessa demanda: em busca do ponto de cozedura perfeito. Que tal formarmos um grupo?

Também podes gostar

Leave a Comment