Batata Doce Assada

by acomilona

 

Sabiam que existem pessoas que não sabem fazer gelatina? Ou põem água a mais, ou a menos, enfim… acham que aquilo a olho fica bem e depois sai daquelas gelatinas de cantina que uma pessoa enfia a colher e esta fica lá presa de pé. Gente, é só seguir as instruções do pacote, não tem muita ciência.

Estão a perguntar-se o que tem a gelatina a ver com as batatas doces assadas? Ora, o nível de dificuldade da confecção! Fazer estas batatas bem é muito fácil, às vezes o que estraga tudo é a qualidade da batata. Por norma, escolho das batatas cor de laranja, mas às vezes saem-me umas com paladar a abóbora… digamos que com a prática vocês vão sabendo escolher a qualidade que mais vos agrada. E assim como assim, vão praticando esta receita.

A Receita

  • Começar por lavar muito bem as batatas debaixo de água corrente, esfregando a pele com um esfregão limpo
  • Cortar as pontas da batata e seccioná-la longitudinalmente em aproximadamente 3 fatias (dependendo da grossura da batata)
  • Dividir cada “fatia” em palitos
  • Temperar com um fio de azeite, pimentão doce e sal. Muito importante: espalhar as batatas num tabuleiro, sem amontoar
  • Levar ao forno a 220 ºC durante cerca de 25 minutos. No fim tirar o tabuleiro do forno e aguardar 5 minutos antes de comer.
  • Polvilhar com orégãos.

Não abusem mesmo do azeite, senão as batatas ficam moles e ensopadas em vez de estaladiças e sequinhas. Estas batatas são um ótimo acompanhamento quer para carnes, quer para peixes. Para duas pessoas, costumo fazer cerca de 3 batatas. E quanto à gelatina? Meio litro de água a ferver com meio litro de água fria e já está!!

Também podes gostar

Leave a Comment