Muffins de aveia e mirtilos

by acomilona

Ai o pequeno-almoço… essa refeição mítica, qual unicórnio, que quis a televisão fazer-nos crer que compreende uma vasta mesa, repleta de sumos, fruta fresca, bolos variados e pãozinho quente e estaladiço. Bem, para quem, como eu, tem 5 minutos para tomar o pequeno-almoço antes de sair (a correr e já atrasada) para o trabalho, esta receita pode dar-vos muuuuuito jeito.

É aos domingos à tarde que costumo preparar estes muffins salva-vidas, ou melhor, salva-pequenos-almoços. Claro que podem ser comidos ao lanche ou como snack a meio da manhã, isso fica ao vosso critério. Como-os ao pequeno-almoço por serem de aveia, ou seja, como logo fibra da boa, com fruta e pouco açúcar. Vá, não me julguem, tenho que arranjar forma de equilibrar a média de 427 bolos de chocolate que como por mês.

A Receita

  • Numa taça grande, juntar 1 chávena e meia de farinha integral, 3/4 de chávena de flocos de aveia (eu uso os flocos suaves do lidl, pois são mais finos), 1/2 chávena de açúcar mascavado e 1 colher de chá de fermento.
  • Numa segunda taça, bater com varas manuais 1/4 de chávena de manteiga derretida, 1 chávena de leite magro, 2 ovos e 1 colher de chá de aroma de baunilha.
  • Fazer um buraco nos ingredientes secos e entornar os ingredientes líquidos no mesmo. Envolver com uma espátula até estar tudo envolvido.
  • Gentilmente, envolver uma caixa de mirtilos com 1 colher de sopa de farinha integral, descartando a farinha excedente, e envolvê-los na mistura, mexendo o menos possível.
  • Colocar a massa em formas de muffin e assar cerca de 18 minutos, a 180 ºC. Quando assados, remover das formas e deixar arrefecer numa rede até completamente frios.

Ora, já sei que há formas de tornar estes muffins mais saudáveis: sim, pode-se substituir a manteiga por óleo de côco; sim, pode-se substituir o açúcar por um outro adoçante natural, como mel; e sim, pode-se substituir o leite magro por uma bebida vegetal à escolha. Mais ainda, não se esqueçam que estes muffins são ótimos para congelar e ir descongelando conforme for preciso. Reparem também naquele muffin maroto já a saltar da forma da Tescoma, de tão anti-aderente que ela é!

Também podes gostar

Leave a Comment