Bolo de limão e framboesas

by acomilona

Sempre que vou ao supermercado e passo pelas caixinhas de frutos vermelhos, quase que instintivamente, ponho uma no meu carrinho de compras. Mirtilos, framboesas, amoras… às vezes compro e ficam no meu frigorífico dias, quase como decoração, porque eu adoro olhar para eles.

Para esta receita tinha então no frigorífico uma caixa de framboesas. 

A Receita

  • Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
  • Numa taça, juntar 115 g de manteiga, 3/4 de chávena de açúcar branco, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, raspa de meio limão e uma colher de chá de aroma de baunilha. Bater por 5 minutos, até obter uma massa homogénea e leve. Neste ponto, juntar 2 ovos inteiros à massa, batendo bem entre cada adição.
  • Noutra taça, juntar 1+1/4 de chávena de farinha, 3/4 de colher chá de fermento e uma pitada de sal. Juntar estes ingredientes secos à mistura do ponto anterior, batendo apenas até combinar (não se preocupem em desfazer grumos, o importante é não bater demasiado esta massa).
  • Juntar 1/4 de chávena de leite, 1/4 de chávena de iogurte grego natural e 1/4 de chávena de sumo de limão, envolvendo com um salazar.
  • Numa taça à parte, envolver 1 chávena de framboesas com uma colher de sopa de farinha e juntar à massa do bolo, envolvendo com um salazar.
  • Colocar a mistura numa forma de 20 cm, previamente untada com manteiga e açúcar,  e cozer por aproximadamente 30 minutos.

Com este bolo não há que enganar. O que obtemos no final é uma massa amanteigada, que se desfaz na boca, que fica em perfeito equilíbrio com a acidez das framboesas. Fica bem para um lanche, sobremesa e mesmo para festas. Basta dobrar a receita e rechear com uma mistura de queijo creme com açúcar em pó e têm um bolo de aspeto sofisticado, decorado a framboesas por cima, com um aspeto complicadíssimo, mas que foi super fácil de fazer! Quanto a mim, e porque fiz o bolo num ápice para comer quentinho num lanche por mero capricho, cobri o bolo com topping de chocolate branco da Branca de Neve e devorei metade duma só vez.

Também podes gostar

1 comment

Dedos de Ama – Os Comilões 9 de Maio, 2020 - 15:48

[…] Ficam também maravilhosos como decoração de um bolo. Estou já a imaginar, por cima de um bolo de limão fofo e húmido, o contraste com estas nuvens doces e […]

Reply

Leave a Comment