Mac and Cheese com sabor a Pizza

by acomilona

Alguma vez deram por vocês a perder completamente o enredo de um filme ou série americano(a), porque em vez de estarem atentos ao diálogo estão fixamente a olhar para o Mac and Cheese que eles estão a fazer de conta que comem e a sonhar em terem aquilo na vossa boca? Eu já.

E olhem que não foi poucas vezes. Também confesso que já fiz algumas tentativas de receitas, mas muitas ficaram aquém das minhas expectativas. Porque, ora vejamos, os ingredientes são simples: é massa e queijo. Certo. Mas e aquela textura cremosa? E aquele apurado? Facilmente ficamos com uma massa seca e sem sabor, se formos fazer apenas uma massa de queijo. Ou até obtemos é uma pasta gordurosa e enjoativa, se misturarmos demasiadas coisas para obter sabor. Tem que haver algo mais para justificar tratar-se de um prato tão acarinhado. Tal como num bom filme, eis que chega a parte dum maravilhoso plot twist: Mac and Cheese com sabor a Pizza.

A Receita

  • Pré-aquecer o forno a 190 ºC.
  • Cozer meio kilo de massa de acordo com as instruções do pacote, menos 2 minutos.
  • Entretanto, numa frigideira funda, derreter 3 colheres de sopa de manteiga, juntar 3 colheres de sopa de farinha e misturar com uma vara de arames até obter uma pasta homogénea. Juntar 1/4 de chávena de pasta de tomate da Guloso e, mexendo sempre, duas chávenas de leite (em fio). Quando a mistura estiver cremosa, juntar uma colher de chá de oregãos e piri-piri a gosto e deixar ferver um minuto em lume médio.
  • Neste ponto, juntar uma chávena e meia de mozzarella ralado, envolvendo no creme com uma espátula, juntamente com a massa (mal escorrida, para levar consigo ainda um pouco de líquido da cozedura).
  • Passar a massa para uma assadeira (ou caso tenham daquelas frigideiras que vão ao forno, ainda melhor) e cobrir com mais 1 chávena e meia de mozzarella ralado. Por cima, espalhar rodelas de pepperoni e regar com um fio de azeite.
  • Levar ao forno por aproximadamente 10/15 minutos, até vermos o creme a borbulhar e o pepperoni ficar ligeiramente tostado por cima.

Ora, o tipo de massa a usar pode ser macarrão (como o próprio nome do prato indica) ou penne, mas nos filmes vemos principalmente a massa de cotovelos, pelo que foi essa que usei para satisfazer verdadeiramente os meus desejos. No entanto, qualquer massa que seja capaz de agarrar molho está ótima. Pronto, agora só vos falta pôr uma daquelas mesas cinematográficas, juntar um grupo de amigos e maravilharem-se com esta receita à mesa cheios de histórias e gargalhadas e tal, até que um de vocês se levante para ir à cozinha buscar uma colher ou vá à varanda fumar um cigarro e… nunca mais regresse.

Também podes gostar

1 comment

Bolachas PB&J – Os Comilões 20 de Julho, 2020 - 15:31

[…] esta referência à cultura pop Americana da qual, tal como dá para perceber na receita de Mac&Cheese, não sou nada […]

Reply

Leave a Comment