Bolo de chocolate sem farinha

by acomilona

Uma das minhas pesquisas mais frequentes é acerca de bolos de chocolate sem farinha. Porquê? São mais leves, acarretam menos culpa e eu posso enganar o meu cérebro e dizer ‘ah este bolo não leva farinha, logo é mais saudável’! Não deixa de ser um bolo de cho-co-la-te. Com gordura e tal. Mas, ao menos, não tem farinha!!!

E nesta minha pesquisa, um dos maiores obstáculos com que me deparo é, normalmente, ter que assar o bolo em banho-maria. Uma vez que não levam farinha, estes bolos são normalmente colocados em banho-maria para não perderem o volume e ficarem com a textura tipo nuvem. Isto é tudo muito bonito, mas não é prático. Eu quero o meu bolo livre de culpas e de preocupações. E eis que encontrei a receita per-fei-ta!

A Receita

  • Derreter, em banho-maria, 225 g de chocolate em barra, partido aos bocados, juntamente com 125 g de manteiga.
  • Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, juntar na mesma taça 175 g de açucar, uma colher de chá de aroma de baunilha e 100 g de amêndoa moída, envolvendo tudo com uma espátula.
  • Separar gemas e claras de 6 ovos e bater as claras em castelo. Reservar.
  • Juntar, uma a uma, as 6 gemas à mistura de chocolate, batendo bem entre cada adição.
  • Envolver com muito cuidado as claras batidas em castelo, por forma a obter uma mistura muito fofa, cheia de ar.
  • Levar o bolo ao forno (pré-aquecido a 180 ºC), numa forma de 20 cm previamente untada com manteiga e cacau em pó, por aproximadamente 35 minutos. Queremos que o bolo fique firme, mas ainda trema um pouco no meio, quando o retirarmos do forno. Deixar a arrefecer na forma.
  • Para a cobertura, derreter em banho-maria 100 g de chocolate, 30 g de manteiga e juntar 50 g de açucar em pó. Vai ficar uma mistura espessa, que se deslaça, fora do lume, juntando, aos poucos, pequenas quantidades de leite, até obter a textura desejada.

Resultado: uma nuvem de chocolate, que se derrete na boca e que, por favooooor, devem comer ainda quente! Se sobrar (e é um se muito pouco provável), aqueçam 15-20 segundos no microondas, antes de comer a fatia triste e só que ficar para o dia seguinte. Ou aquela fatia que, sejamos sinceros, esconderam dos vossos amigos, no meio da confusão, para que vocês pudessem apreciar o bolo sozinhos em frente à televisão… quem nunca?  ¯\_(ツ)_/¯

Também podes gostar

1 comment

Quindim 🇧🇷 – Os Comilões 19 de Maio, 2020 - 14:45

[…] banho-maria e os esforços de pesquisa que invisto para encontrar alternativas (como por exemplo no bolo de chocolate sem farinha). Mas para fazer quindim não há volta a dar, é preciso acordar um dia e pensar ‘é […]

Reply

Leave a Comment