Doce de tapioca granulada

by acomilona

Se há dias em que a vontade de comer doces é tal que pouco importa a linha e a dieta, existem outros em que nos apetece algo doce, mas nada que nos deixe demasiado culpados.

A tapioca é derivada da mandioca e, por  ter vitamina B, ferro, cálcio e potássio, e não ter glúten, tem ganho cada vez mais relevância no mundo das comidas saudáveis e do fitness. É uma ótima base para omeletes: com o recheio certo, obtemos uma refeição saborosa e saciante. Não posso negar a minha paixão por doces, por isso não resisti a usar a minha tapioca na preparação de um que me fez lembrar o arroz doce que comia quentinho, feito pela minha Mãe.

A Receita

  • Num tacho colocar meia chávena de tapioca granulada e 1 chávena e meia de água. Cozer, em lume baixo, mexendo sempre, até que a tapioca fique inchada, translúcida e coberta por uma camada gelatinosa – cerca de 20 minutos.
  • Adicionar 1 chávena de leite, 40 g de açúcar e 1 colher de café de aroma ou essência de baunilha e volta a mexer durante mais 5 minutos.
  • Dividir o preparado em taças, deixar arrefecer e comer.

No exemplo da fotografia adicionei doce de framboesa ao topo da tapioca, mas vocês podem pôr aquilo que bem entenderem: desde canela, a topping de chocolate ou fruta fresca. Há quem inclua gemas de ovos, para ficar ainda mais parecido com o arroz doce, mas eu omiti as gemas (para não ficar tão pesado) e adocei com açúcar mascavado (por ser menos doce). Quando é para ser saudável, há que cumprir com os requisitos, pois quando não é… eu não conheço limites!

Também podes gostar

Leave a Comment